Declarações de Powell em Sintra levam Wall Street a fechar sem rumo

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em ordem dispersa, depois da forte subida da véspera e das afirmações de hoje do presidente da Reserva Federal (Fed), em Sintra, que não excluiu subida da taxa de juro nos próximos meses.

Notícia

© Reuters

Lusa
29/06/2023 00:02 ‧ 29/06/2023 por Lusa

Economia

Wall Street

Nova Iorque, 28 jun 2023 (Lusa) -- A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em ordem dispersa, depois da forte subida da véspera e das afirmações de hoje do presidente da Reserva Federal (Fed), em Sintra, que não excluiu subida da taxa de juro nos próximos meses.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,22%, enquanto o alargado S&P500 praticamente não variou, ao fechar em baixa de 0,04%. Pelo contrário, o tecnológico Nasdaq avançou 0,27%.

Os investidores foram afetados moderadamente pelas declarações de Jerome Powell, durante uma conferência de banqueiros centrais em Sintra, quando estimou que a situação económica está "longe de um regresso à normal".

O presidente da Fed declarou: "Pensamos que vai haver um endurecimento" da política monetária para jugular a inflação. "Não afasto a possibilidade de subida em duas sessões consultivas", acrescentou.

"Pensamos que, em termos gerais, ele repetiu o que já disse", considerou Karl Haeling, da LBBW. "Penso antes que o mercado fez uma pausa", depois da viva alta de terça-feira, "porque estamos no final do trimestre e há um reequilíbrio das carteiras" de investimento, desenvolveu, em declarações à AFP.

Por outro lado, aproxima-se um fim de semana prolongado com o eirado nacional do 04 de Julho e as trocas reduziram-se.

Alguns títulos do setor da tecnologia digeriram mal as informações avançadas pelo Wall Street Journal de o governo de Joe Biden estar a prever limitar as exportações para a China de 'chips' dedicados à inteligência artificial (IA).

Questionado pela AFP, o Departamento do Comércio não fez comentário.

Mas a ação da Nvidia, especialista de microprocessadores muito potentes procurados para a IA, caiu e fechou em baixa de 1,81%. Esta empresa está a obter 20% das suas receitas da China, apontou Edward Moya, analista da Oanda.

Leia Também: Bolsa de Wall Street negoceia em baixa no início da sessão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas