João Galamba disse, esta manhã, que o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) fez "afirmações falsas" porque o "Governo chegou a acordo com 15 dos 16 sindicatos da CP", relativamente às greves que estavam marcadas para os dias da Jornada Mundial da Juventude e que, portanto, "fez o que lhe competia".
"O Governo chegou a acordo com 15 dos 16 sindicatos da CP, já fez um apelo para o fim dessa greve do décimo sexto sindicato", disse. Apenas um dos sindicatos "não assinou o acordo da empresa", tendo sido feito um apelo para "o fim da greve" anunciada pelo mesmo.
"Consideramos que foram feitas afirmações falsas e que o líder sindical desse sindicato em concreto [SFRCI] não tem razão, porque a CP já fez aquilo que lhe competia", disse o governante.
"A CP já fez o que lhe competia e fez bem. Propôs aumentos salariais num contexto de inflação difícil e a demonstração que o fez bem é que chegou a acordo com 15 dos 16 sindicatos. Neste momento, não há mais nada para negociar", afirmou.
João Galamba considerou, ainda, que a "CP foi bastante contundente e enfática quanto às explicações que deu quanto à insistência dos revisadores" no que diz respeito aos salários.
Recorde-se que a greve parcial dos revisores e trabalhadores das bilheteiras na CP tinha sido alargada até 6 de agosto, abrangendo o período em que decorre em Lisboa a Jornada Mundial da Juventude.
[Notícia atualizada às 14h26]
Leia Também: Constrangimentos em Lisboa? Galamba defende reforço de aeródromos