Estes dois alimentos custam mais 20% do que antes da isenção do IVA

A medida serviu para reduzir o preço de um conjunto de alimentos considerados essenciais, mas a verdade é que há preços que têm vindo, mesmo assim, a aumentar.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/07/2023 08:37 ‧ 07/07/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Supermercados

A maçã gala e os brócolos custam mais 20% do que antes da isenção do IVA, de acordo com uma monitorização de preços realizada e divulgada pela DECO Proteste. 

A medida serviu para reduzir o preço de um conjunto de alimentos considerados essenciais, mas a verdade é que há preços que têm vindo, mesmo assim, a aumentar: 

"Na maçã gala e nos brócolos a diferença é superior a 20%. Se antes da isenção de IVA a maçã gala custava 1,98 euros por quilo, a 5 de julho custava 2,42 euros por quilo. Nos brócolos, o aumento foi de 49 cêntimos, com este hortícola a custar agora 2,89 euros por quilo", refere a organização de defesa do consumidor.

Mais caros estão também a couve-flor (mais 9%), o atum posta em óleo vegetal (mais 3%) e a maçã golden (mais 1%).

O cabaz de 41 bens alimentares essenciais com IVA zero monitorizado pela DECO Proteste custava, a 5 de julho, 127,76 euros, menos 78 cêntimos (menos 0,61%) do que na última semana de junho.

"Em comparação com o preço do mesmo cabaz a 17 de abril, antes da implementação da isenção de IVA, a descida foi já de 11,01 euros (menos 7,93%)", pode ainda ler-se. 

Que preços mais baixaram?

Desde o dia anterior ao início da isenção de IVA, o óleo alimentar, o carapau e o tomate foram os produtos cujo preço mais desceu, de acordo com a DECO Proteste.  

"No caso do óleo alimentar, que tinha uma taxa de IVA de 23%, a descida entre 17 de abril e 5 de julho chegou aos 30%. O preço do carapau desceu 23% e o do tomate 21%", pode ler-se. 

Leia Também: Pensões começam a ser pagas 2.ª feira e com aumento. Recorde o que muda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas