Bruxelas aprova mais 12,5 milhões de euros para ajudar rohingya e Myanmar

A Comissão Europeia aprovou hoje 12,5 milhões de euros para apoiar as populações em Myanmar e os refugiados rohingya no Bangladesh, na sequência de uma grave crise humanitária naquela região da Ásia.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
07/07/2023 14:02 ‧ 07/07/2023 por Lusa

Economia

Rohingya

Os mais de 12 milhões de euros disponibilizados por Bruxelas serão canalizados "para as necessidades humanitárias da população em Myanmar, assim como os refugiados daquela minoria étnica e as comunidades que os acolhem" na região que faz fronteira entre o Bangladesh e a antiga Birmânia.

Em comunicado, Bruxelas considerou que a insegurança alimentar nos campos de refugiados está em níveis alarmantes por causa da "gigantesca falta de financiamento que levou a uma redução nas rações distribuídas".

A este ritmo, sustentou a Comissão, no outono a situação vai ser insustentável se não houver mobilização de mais fundos para assegurar a alimentação desta minoria étnica perseguida em Myanmar e alvo de o que a comunidade internacional apelidou de genocídio.

"A crise humanitária está a piorar em Myanmar por causa da escalada do conflito e pelas consequências do ciclone Mocha, que atingiu o país em maio de 2023", completou a nota.

Leia Também: Quinze mortos e sete feridos em ataque sobre aldeia de Myanmar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas