O Governo apresentou o balanço da sua atividade, no Debate do Estado da Nação, na quinta-feira, que decorreu na Assembleia da República. Entre outros indicadores, o Executivo destaca os dados do produto interno bruto (PIB), do desemprego, da energia e até da educação, considerando que o país está no "rumo certo" e "em bom estado".
"O Governo apresentou, no debate do Estado da Nação, um balanço da sua atividade. Recordamos aqui alguns indicadores que mostram um país no rumo certo – um país em bom estado", pode ler-se numa publicação partilhada na rede social Twitter.
Relativamente ao PIB, o Executivo destaca que, em 2022, Portugal atingiu o 3.º maior crescimento da União Europeia (UE) e acredita que, em 2023, "cresceremos mais do dobro da UE".
Já em relação ao desemprego, o Executivo lembra que no ano passado esta taxa atingiu um "mínimo de 20 anos".
No que diz respeito à energia, o Governo destaca que no ano passado mais de metade da eletricidade foi produzida a partir de fontes renováveis.
Um outro indicação, no setor da educação, diz respeito ao número de jovens de 20 anos no Ensino Superior, cujo valor em Portugal fica acima da média da UE.
Em comunicado, o Executivo revela que, "na frente económica, destaca-se a manutenção sustentada da convergência dos principais indicadores com a União Europeia, enquanto no campo social o destaque vai para o crescimento do emprego".
E acrescenta: "O bom desempenho das empresas, nomeadamente nas exportações, e o bons indicadores dos serviços públicos, da saúde à educação, segurança ou justiça, integram igualmente este balanço."
O Governo apresentou, no debate do Estado da Nação, um balanço da sua atividade. Recordamos aqui alguns indicadores que mostram um país no rumo certo – um país em bom estado.
— República Portuguesa (@govpt) July 20, 2023
O documento com o Balanço do Governo pode ser consultado na íntegra no Portal do Governo.#EstadoDaNação
Leia Também: CP alerta para "perturbações" na circulação. Há greve até dia 6 de agosto