ERSE. Preços do GPL engarrafado entre 8,4% e 10% superiores à estimativa

Os preços do GPL engarrafado pelos operadores em junho foram entre 8,4% e 10% superiores à estimativa da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de acordo com um documento hoje divulgado.

Notícia

© iStock

Lusa
25/07/2023 ‧ 25/07/2023 por Lusa

Economia

GPL

Segundo o Relatório Mensal de Supervisão dos Preços do GPL (gás de petróleo liquefeito) engarrafado, em junho foi observada "na garrafa G26 de propano uma diferença de 8,7%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 2,652 euros/garrafa".

No que respeita à garrafa G110 de propano, registou-se "uma diferença de 8,4%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 9,181 euros/garrafa", enquanto na G26 de butano observou-se "uma diferença de 10,0%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente de 3,068 euros/garrafa".

Os preços anunciados resultam da média dos preços reportados no Balcão Único da Energia pelos operadores com volume de negócios superior a 1.000 garrafas por ano, correspondendo à oferta comercial de base, isenta de descontos, para os modelos de garrafa mais comercializados. São representativos dos preços de venda ao público no território continental.

Os preços eficientes são determinados tendo em conta as cotações do mercado internacional, às quais acrescem componentes de logística, reservas estratégicas, enchimento, retalho e encargos fiscais.

"No mês de julho, refletindo a já referida trajetória de descida nas cotações dos mercados internacionais e o descongelamento da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2, os preços eficientes são de 27,54 euros para a garrafa G26 de propano, representando uma descida de 1,02% face ao preço eficiente de junho", lê-se no documento,

Para a garrafa G110 de propano, o preço eficiente é de 98,41 euros, uma descida de 1,19% face ao de junho, enquanto para a garrafa G26 de butano o preço eficiente é de 25,91 euros, "representando uma descida de 6,14% face ao preço eficiente" do mês anterior.

Leia Também: Preço de venda dos combustíveis desceu no 2.º trimestre. Veja os valores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas