O Instituto da Segurança Social (ISS) lembra que a Prova Escolar deve ser ser efetuada durante o mês de julho e este registo é essencial para ter acesso ao abono de família ou à bolsa de estudo. O prazo para fazer este registo termina esta segunda-feira, dia 31 de julho.
"A prova da situação escolar é imprescindível para assegurar a atribuição e manutenção do abono de família e da bolsa de estudo, bem como manutenção da pensão de sobrevivência", explica o ISS, em comunicado.
A Prova Escolar deve ser realizada para todos os jovens nas seguintes situações:
- a partir dos 14 anos, com Abono de Família na Segurança Social e frequência do ensino secundário, para efeito da Bolsa de Estudo;
- a partir dos 16 anos, com Abono de Família na Segurança Social;
- a partir dos 18 anos, com Pensão de Sobrevivência da Segurança Social.
"Quando já há troca de informação entre os serviços da Educação/Ensino Superior e a Segurança Social, a Prova Escolar é registada automaticamente na Segurança Social Direta (SSD), se no ato da matricula foi indicado o Número de Identificação da Segurança Social, e aparece registada no separador 'Provas registadas'", esclarece o ISS.
Acresce que os "alunos do ensino básico, secundário e equiparados, e superior, matriculados em estabelecimentos públicos ou privados com contrato de associação, devem verificar se a Prova Escolar está registada na SSD, sendo esta verificação indispensável".
𝐀𝐭é 𝟑𝟏 𝐣𝐮𝐥𝐡𝐨, faça a 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐚 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐫 referente ao Ano Letivo 2023/2024 𝐧𝐚 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐚.
— Instituto da Segurança Social (@seg_social_pt) July 26, 2023
Saiba mais: https://t.co/CL1azb02FM#segurançasocial #segurançasocialdireta #provaescolar #abonodefamilia #bolsadeestudo #pensão pic.twitter.com/qIg6IQUD2i
Leia Também: É trabalhador independente? Tem até hoje para entregar esta declaração