Imagine que recebeu o reembolso do IRS, algum dinheiro extra ou até tem algum dinheiro de lado e não sabe como o rentabilizar. Identifica-se com alguma destas situações? O contexto atual de subida dos preços pressiona as contas de muitos portugueses, mas saber rentabilizar o dinheiro - por pouco que seja - pode ser uma ajuda.
Nesta senda, a Goparity, plataforma de investimento colaborativo, apresenta, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, três dicas para tirar o "melhor partido" do reembolso do IRS - que também se podem aplicar a outros rendimentos.
Tome nota:
- Amortizar a dívida da casa ou do carro: "Eliminar por completo dívidas não é, uma tarefa fácil, pelo que aplicar o reembolso do IRS para amortizar, por exemplo, um crédito à habitação ou automóvel pode ser uma boa estratégia. Ao amortizar uma dívida antecipadamente (mesmo que parcialmente) pode conseguir poupar uma quantia significativa em juros e comissões, principalmente se começar por pagar as dívidas com os juros mais altos";
- Aumentar as poupanças: "Aproveitar este dinheiro adicional para construir um “pé-de-meia” é sempre uma boa opção. Por isso, ao receber o reembolso do IRS é importante ponderar se valerá a pena criar um fundo de emergência com uma parte do valor recebido. Posteriormente, sempre que existir algum dinheiro extra, este pode ser adicionado a esta poupança, ajudando, por exemplo, no pagamento de umas férias ou, até mesmo, de uma despesa mais inesperada";
- Investir o dinheiro: "O mercado de investimento está a crescer - existem cada vez mais plataformas para este fim e mais pessoas a rentabilizar e aumentar as suas poupanças investindo. Para investir com confiança, é importante perceber de que forma e para que fins o seu investimento será utilizado. Tendo em conta a crise climática, optar por investimentos com impacto positivo nas pessoas e no planeta poderá ser uma opção a colocar em cima da mesa".
Leia Também: As taxas de juro e outras 4 coisas que deve saber para começar o dia