Se precisar de atestar, faça-o hoje. Combustíveis ficam mais caros amanhã

O aumento deverá verificar-se tanto no caso do gasóleo como no da gasolina. 

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/08/2023 08:04 ‧ 06/08/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Combustíveis

Se está a precisar de atestar o depósito do seu automóvel, o melhor é fazê-lo este domingo, já que está previsto um agravamento dos preços já a partir de amanhã. O aumento deverá verificar-se tanto no caso do gasóleo como no da gasolina

O gasóleo deverá encarecer até seis cêntimos por litro, ao passo que a gasolina deverá ficar um cêntimo mais cara

Estas variações acontecem numa altura em que o preço médio do gasóleo simples está nos 1,634 €/litro, enquanto o da gasolina simples 95 está nos 1,818 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

No início da semana passada, recorde-se, o preço médio da gasolina simples aumentou 6,8 cêntimos. Já o gasóleo simples ficou 7,1 cêntimos mais caro.

Nesta senda, a Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC) apelou ao Governo que seja transparente com a receita arrecadada e considerou que os consumidores estão cada vez mais assoberbados com impostos.

"Ao contrário do que o governo pretende veicular, os consumidores estão cada vez mais assoberbados com impostos", afirmou a ANAREC em comunicado, pedindo ao Governo "transparência" na receita fiscal arrecadada, "por cada litro ou quilo de combustível".

Segundo a ANAREC, apesar do Governo afirmar que o ISP e a taxa de carbono estão subsidiados, "na verdade, a receita da taxa do IVA aumenta" pelo aumento dos preços, pelo que o Governo diminui a taxa de ISP e a taxa de carbono "sem precisar de abdicar de qualquer valor de receita".

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, 4,5% para a gasolina e 5,7% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado no início da semana.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, "de + 4,5%, para a gasolina e de + 5,7% para o gasóleo", tendo em conta "a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em + 8,8% e do gasóleo simples em + 10,7%".

Leia Também: Subida de preços vai continuar. Eis as previsões para os combustíveis

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas