O calor está a apertar e todos os distritos do continente e a Costa sul da Madeira vão estar sob aviso laranja a partir de hoje e até quarta-feira, mas a verdade é que a maioria das habitações em Portugal não está preparada para o tempo quente.
"A maioria das casas em Portugal não está preparada para o calor. 83% das habitações não têm ar condicionado, de acordo com os Censos 2021", refere a Pordata, numa publicação partilhada nas redes sociais.
Os dados compilados e divulgados pela Pordata revelam, por isso, que só 17% das casas portuguesas têm ar condicionado.
No continente, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro estão sob aviso laranja desde as 01h00 de hoje e até às 23h00 de quarta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa, que hoje estão sob aviso amarelo por causa do tempo quente, passam a laranja às 00h00 de terça-feira e até às 23h00 de quarta-feira.
O IPMA colocou também a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 23h00 de terça-feira por causa do tempo quente, passando depois a amarelo até às 23h00 de quarta-feira.
Sob aviso amarelo estão também a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo até às 23h00 de quarta-feira.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê um aumento da temperatura nos próximos dias, alertando que as máximas podem atingir valores acima dos 40 graus em alguns locais.
Leia Também: Preços variam de hora a hora. Clientes vão poder ter tarifários dinâmicos