Se precisa de poupar, baixar a fatura energética pode ser uma boa forma de começar e, para isso, há algumas dicas que podem ajudar. O ComparaJá.pt reuniu sete recomendações que podem ajudar mesmo a reduzir o valor a pagar todos os meses. Confira-as:
1. Avalie a potência contratada
"Há também muitos consumidores que têm uma potência contratada muito acima das suas reais necessidades, e é precisamente este um dos fatores que mais determina quanto paga de luz no final do mês. Se o seu quadro de luz nunca disparou quando ligou, ao mesmo tempo, o forno e a máquina de lavar roupa, é muito provável que possa reduzir a potência contratada."
2. Reveja a decoração para poupar energia
"É certo que há menos horas de luz durante o inverno, mas ainda assim há várias formas de tirar o máximo partido da luz natural. Mantenha as persianas ou estores abertos enquanto houver luz. Se as paredes das suas divisões forem brancas, irá beneficiar do efeito multiplicador da iluminação natural, visto que as cores claras refletem os raios de luz. Se não for o caso, pondere uma cor clara da próxima vez que pintar as paredes da sua casa."
3. Atenção aos 'consumos fantasma' de energia
"O modo standby é um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia, mas como se trata de um consumo invisível, é muitas vezes esquecido. As televisões, boxes e tomadas ficam muitas vezes em standby, para poderem retomar rapidamente o seu funcionamento. Mas, na verdade, tal não é necessário, especialmente durante a noite."
4. Cuidado com os eletrodomésticos, especialmente os de maior consumo
"Já verificou a que classe energética pertencem os seus eletrodomésticos? Poderão não ser os mais eficientes. Os equipamentos com bom desempenho energético inserem-se na classificação A (sendo que a escala desta classificação vai de A a G). Caso ainda não tenha pensado nisso, faça uma ronda pelos seus eletrodomésticos e confirme."
5. Troque as lâmpadas para poupar em casa
"Esta é uma ideia luminosa que ainda não está em todas as casas portuguesas. Sabia que as lâmpadas LED consomem menos 80% que as tradicionais? Além disso, têm uma vida útil até 50.000 horas, ou 25 anos, o que é uma duração muito superior às lâmpadas convencionais. Mesmo que as ligue e desligue muitas vezes, mantêm a intensidade. Por isso, se ainda não fez a substituição porque acha que as lâmpadas LED são mais caras, compensa fazê-lo, e muito. Neste caso, o caro sai barato."
6. Reduza a temperatura em 1º C
"Se tiver de utilizar o ar condicionado ou o aquecimento central, há alguns aspetos a considerar para que o seu uso seja o mais otimizado possível. Em primeiro lugar, mantenha a temperatura entre 19 e 21º C no inverno e entre 22 e 24ºC no verão. Os graus extra podem significar um aumento muito expressivo na conta e, na verdade, não precisa de andar só em t-shirt no inverno ou com casaco no verão. (...) Uma outra dica para poupar energia é aproveitar o calor do forno, quando tiver mesmo de o utilizar. Alguns minutos antes de a confeção terminar, desligue-o e deixe a porta do forno aberta para aquecer a cozinha."
7. Verifique se compensa instalar painéis solares
"Aproveitar o calor do sol pode ser uma boa forma de poupar energia. Peça simulações a vários operadores para conhecer as vantagens, para o seu caso em específico. Pode optar pela instalação de painéis solares de aquecimento de água ou de produção de energia."
Leia Também: Euribor sobe a três e seis meses e desce a 12 meses