A Mercadona atingiu, em julho, a maior quota de mercado da sua história em Espanha, noticia esta terça-feira o elEconomista. Perante esta escalada, o Carrefour, o Lidl e o Dia são algumas das marcas que perderam terreno.
Segundo o jornal espanhol, que cita dados da consultora Kantarworldpannel, a Mercadona aumentou a sua quota de mercado para 26,6% em julho, face aos 25,3% que tinha em março.
Ainda que com pequenas oscilações, o crescimento da Mercadona nos últimos anos tem sido contínuo e a marca está a acelerar à boleia da escalada da inflação e da subida do preço dos alimentos, explica o mesmo jornal.
Em termos comparativos, em janeiro de 2020, pouco antes do início da pandemia da Covid-19, a Mercadona tinha uma quota de mercado de 24,6%.
Olhando para a lista das posições de mercado em Espanha, no que diz respeito aos grupos de supermercados, o Carrefour, que ocupa a segunda posição, reduziu a sua quota no mercado de 10% para 9,8%.
Em terceiro lugar surge o Lidl, cuja quota caiu de 6,6% para 6,4%; segue-se o grupo Dia, com uma redução de 4,4% para 4,2% e a Eroski, que também baixou de 4,4% para 4,3%.
Leia Também: Já se sabe quando abrem as próximas lojas da Mercadona em Portugal