"Olhando para o sistema bancário da UE, o rácio médio de crédito malparado parece estar a aumentar timidamente e prevemos que esta tendência geral de aumento se mantenha durante 2025", registam analistas da Morningstar DBRS num documento hoje divulgado.
Ainda assim, apesar desta subida branda, os analistas não antecipam "volumes significativos" para novas transações de malparado no mercado.
A Morningstar DBRS regista que o aumento do malparado, ou 'non-performing loans' (NPL), tem ocorrido em países em que a titularização destes recursos é incomum, como Luxemburgo, Áustria ou Alemanha.
Já em Portugal, Grécia, Itália, Irlanda ou Espanha, mais regulares nestas operações, houve diminuições do rácio de crédito malparado.
"Isto pode levar ao aparecimento de transações de NPL noutras jurisdições europeias no futuro", assinalaram os analistas.
Estes acrescentam que, apesar destes baixos níveis de entradas, "a história dos NPL europeus está longe de ter terminado", apontando que a maior parte da atividade de reestruturação está a decorrer e muitos participantes "estão a analisar as suas carteiras para aumentar o seu desempenho e rentabilidade".
Leia Também: Rácio de crédito malparado manteve-se em 2,6% no 3.º trimestre