O primeiro-ministro anunciou que a medida do IVA zero, promovida pelo Governo este ano para fazer face à inflação, será estendida até ao final deste ano, vincando a sua eficácia.
No discurso de abertura da Academia do PS, um evento que marca a rentrée política dos socialistas, Costa reiterou que "a medida contribuiu para reduzir os preços". O primeiro-ministro avançou que a extensão do IVA zero será aprovada na próxima reunião do Conselho de Ministros, na quinta-feira.
"É assim que se governa, é estar atento à vida das pessoas", afirmou.
A medida, que entrou no vigor em abril, foi criada para combater a subida dos preços nos produtos alimentares, isentando de Imposto de Valor Acrescentado 46 produtos alimentares, estando previsto que vigorasse até ao final do mês de outubro.
No domingo, o comentador e conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes, já tinha avançado que o Governo pretendia prorrogar a medida do IVA zero, elogiando o seu impacto, apesar do preço do cabaz alimentar continuar a ser muito elevado.
Já quanto ao aumento das taxas de juro no crédito à habitação, António Costa remeteu medidas para depois da reunião da próxima semana do Banco Central Europeu "para ficar mais claro o que vai acontecer" mas garantiu que o Governo vai adotar novas medidas para apoiar as famílias ainda em setembro.
[Notícia atualizada às 23h07]
Leia Também: Governo deverá prolongar IVA zero no cabaz alimentar até final do ano