A ministra da Agricultura disse, no final de agosto, que o Observatório dos Preços "está pronto há mais de um mês" e que será revelado primeiro à Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar, numa reunião marcada para esta quarta-feira.
"É uma reunião de especial importância. Temos há mais de um mês o Observatório de Preços pronto para tornar público, mas temos o compromisso de só fazermos após a apresentação de todos os parceiros", disse Maria do Céu Antunes, na altura.
Segundo a ministra, a apresentação daquele Observatório, anunciado em maio de 2022 com o objetivo de fazer uma "monitorização eficaz" dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar, vai acontecer dia 13 de setembro numa reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA).
"Vamos fazer essa apresentação e disponibilizar este observatório para que todos possam conhecer nomeadamente os preços ao consumidor. Vai mostrar os preços a quatro anos a esta parte e vai tendo atualizações semanais para que tenhamos uma perceção mais real daquilo que esta a ser cobrado pela entrega dos alimentos aos consumidores", explicou.
Para a responsável pelo setor da Agricultura, aquele observatório tem uma "especial importância", nomeadamente para o setor leiteiro: "Vamos estudar a formulação dos preços desde a produção até ao consumidor e isto é de capital importância porque aquilo que é expectável que aconteça ao longo de uma cadeia de produção é que não haja prejuízo nenhum dos seus elos", disse.
Leia Também: Hoje é notícia: Catástrofe? "Nenhum país preparado 100%"; Raide ao vinho