Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

BCE aumenta taxas de juro (como esperado) em 25 pontos base

Taxa dos depósitos está agora no nível mais elevado de sempre da zona euro.

BCE aumenta taxas de juro (como esperado) em 25 pontos base
Notícias ao Minuto

13:15 - 14/09/23 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje uma nova subida das três taxas de juro diretoras em 25 pontos base, tal como na reunião anterior, colocando a taxa dos depósitos no nível mais elevado de sempre da zona euro.

"A inflação continua a descer, mas ainda se espera que permaneça demasiado elevada durante demasiado tempo. O Conselho do BCE está determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%. Com vista a reforçar o progresso para o seu objetivo, o Conselho do BCE decidiu hoje aumentar as três taxas de juro diretoras em 25 pontos base", pode ler-se no comunicado do BCE. 

Segundo a instituição, o "aumento das taxas de juro hoje decidido reflete a avaliação do Conselho do BCE das perspetivas de inflação, à luz dos dados económicos e financeiros disponíveis, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária".

Esta foi a décima subida consecutiva das taxas de juro pelo banco central, que aumentou as taxas de juro em 450 pontos base desde julho do ano passado, o ciclo de subida mais rápido da história da zona euro.

BCE sinaliza que não haverá mais subidas das taxas de juro?

BCE considera que níveis atuais das taxas de juro, a serem mantidos, darão um "contributo substancial" para o retorno da inflação aos 2%. 

Notícias ao Minuto | 13:34 - 14/09/2023

Vale lembrar que na última reunião, em julho, (na qual a instituição decidiu subir os juros em 25 pontos base), a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que as taxas poderiam manter-se no mesmo nível ou sofrer um novo agravamento, em função dos dados macroeconómicos.

Esta foi a décima subida consecutiva das taxas de juro pelo banco central, que aumentou as taxas de juro em 450 pontos base desde julho do ano passado, o ciclo de subida mais rápido da história da zona euro.

Com base na sua atual avaliação, o Conselho do BCE considera que as taxas de juro diretoras "atingiram os níveis que -- se forem mantidos durante um período suficientemente longo -- darão um contributo substancial para o retorno atempado da inflação ao objetivo".

O BCE assinala que as futuras decisões do Conselho "assegurarão que as taxas de juro diretoras sejam fixadas em níveis suficientemente restritivos, durante o tempo que for necessário", garantindo que irá "continuar" a seguir uma abordagem dependente dos dados na determinação do nível e da duração adequados da restritividade.

"Mais especificamente, as decisões do Conselho do BCE sobre as taxas de juro continuarão a basear-se na avaliação das perspetivas de inflação, à luz dos dados económicos e financeiros que forem sendo disponibilizados, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária", indica.

O BCE assinala que a carteira do programa de compra de ativos ('asset purchase programme' -- APP na sigla em inglês) está a diminuir a um ritmo comedido e previsível, dado que o Eurosistema deixou de reinvestir os pagamentos de capital de títulos vincendos e que, no que respeita ao programa de compra de ativos devido a emergência pandémica ('pandemic emergency purchase programme' - PEPP na sigla em inglês), tenciona reinvestir os pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos no contexto do programa até, pelo menos, ao final de 2024.

[Notícia atualizada às 13h53]

Leia Também: BCE revê em alta inflação e prevê menos crescimento da zona euro este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório