Esta semana, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a taxa de inflação acelerou mesmo para 3,7% em agosto. Afinal, qual é o impacto que isto tem no seu salário? Como fica o seu poder de compra em comparação com o início de 2022?
A Pordata disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - a partir do qual os cidadãos podem calcular qual o impacto da inflação no salário que recebem.
"Esta ferramenta permite converter um determinado montante, utilizando o valor mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC). Trata-se de transformar valores a preços correntes/nominais em valores a preços constantes/reais, descontando a inflação. O cálculo é efetuado com base nos valores do IPC no final de dezembro de 2021 e no último mês disponível, divulgados pelo INE", pode ler-se no site da Pordata.
A título de exemplo, tendo em conta os dados da inflação de agosto, um trabalhador com um salário de mil euros vê o seu poder de compra reduzido para cerca de 901 euros com o efeito da subida dos preços, de acordo com a ferramenta.
Leia Também: Lagarde considera "demasiado cedo para dizer que taxas atingiram pico"