"Muitas manifestações de interesse" na TAP. "Isso dá boas expectativas"
Diploma que irá estabelecer o enquadramento do processo de privatização da TAP será aprovado na próxima semana.
© Global Imagens
Economia TAP
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta quarta-feira que há muitas manifestações de interesse na TAP, o que dá "boas expectativas" para o processo de privatização da companhia aérea, apontando que serão divulgados detalhes na próxima semana.
"Temos bastantes manifestações de interesse, que são públicas, e isso dá-nos boas expectativas para a conclusão deste processo", apontou Galamba, em declarações aos jornalistas em Alcobaça, no distrito de Leiria.
Questionado sobre como será o processo de privatização da TAP, o ministro das Infraestruturas não se adiantou: "Aguardemos pelo Conselho de Ministros da próxima semana".
"A reestruturação da TAP está no caminho, com resultados acima do esperado, tivemos excelentes resultados no ano passado e as expectativas para 2023" são também nesse sentido, apontou o governante.
O primeiro-ministro anunciou na terça-feira, na Assembleia da República, que o Governo vai aprovar no Conselho de Ministros do próximo dia 28 o diploma que irá estabelecer o enquadramento do processo de privatização da TAP.
Este passo do executivo em relação ao processo de privatização da TAP foi transmitido por António Costa no discurso inicial que proferiu no debate parlamentar da moção de censura do Chega ao Governo.
Na parte final da sua intervenção, o primeiro-ministro referiu-se à atual situação económico-financeira da transportadora aérea nacional.
"Como reconhece a Comissão Europeia, estamos a implementar o plano de reestruturação com sucesso e posso confirmar que, na próxima semana, aprovaremos o diploma que estabelece o enquadramento da privatização da TAP, defendendo a companhia e os interesses de Portugal e dos portugueses", declarou António Costa.
Antes, neste ponto da sua intervenção, o líder do executivo procurou salientar que, no ano passado, "a TAP não só não deu prejuízo, como apresentou lucros".
"Este ano, já foram transportados 7,6 milhões de passageiros no primeiro semestre, atingindo já o valor de 96% dos passageiros transportados no período pré pandemia" da covid-19, acrescentou.
[Notícia atualizada às 15h55]
Leia Também: "Muitas manifestações de interesse" na TAP. "Isso dá boas expectativas"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com