Portagens: O que vai mudar? Quanto vão baixar os preços? Onde?
Saiba quais são as vias abrangidas por esta redução de preços e, ainda, quando é que entra e vigor esta redução de preços.
Notícias ao Minuto com Lusa | 07:20 - 29/09/2023© Shutterstock
Economia Portagens
O Governo poderá avançar com um aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para carros com mais de 16 anos - matrícula de 2007 - para compensar a redução em algumas portagens, uma medida que foi anunciada pelo Executivo na semana passada.
A notícia, refira-se, é avançada esta sexta-feira pelo ECO e o Notícias ao Minuto já tentou obter mais informações junto de fonte oficial do Executivo, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT (Portagens Sem Custos para o Utilizador), anunciou o Governo, na semana passada.
"Vamos ter uma redução de 30% face aos preços atuais em vias como a A22 (Via do Infante/Algarve), a A23 (Beira Interior), a A24 (Interior Norte), a A25 (Beiras Litoral e Alta), a A4 (Túnel do Marão), a A13 e A13-1 (Pinhal Interior)", disse a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A governante destacou ainda que o Governo decidiu integrar nestes descontos a A4, a A13 e a A13-1, que nunca foram SCUT, para as colocar "em pé de igualdade com as outras vias" porque, "quando foi aprovado o desconto de 50%, essas vias ainda não existiam, portanto não tinham até agora o mesmo tratamento que as outras".
Esta medida representa uma despesa anual para o Estado de cerca de 72 milhões de euros, acrescentou na mesma altura o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Leia Também: Portagens: O que vai mudar? Quanto vão baixar os preços? Onde?
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.
Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.
É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.
Saber mais sobre notificações do browser