Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

CV Telecom assina protocolo para apoiar centenário de Amílcar Cabral

A operadora estatal de telecomunicações cabo-verdiana, CV Telecom, assinou hoje um protocolo de parceria com a Fundação Amílcar Cabral para apoiar as comemorações, em setembro de 2024, do centenário do nascimento do líder histórico. 

CV Telecom assina protocolo para apoiar centenário de Amílcar Cabral
Notícias ao Minuto

17:29 - 13/10/23 por Lusa

Economia Cabo Verde

"Não estamos a assinar esse ato apenas para comemorar o centenário, mas também enquanto responsáveis pela eternização dos ensinamentos de Amílcar Cabral e fazendo com que as gerações vindouras saibam tirar proveito daquilo que esse grande homem cabo-verdiano deixou na história de África e da humanidade", afirmou o presidente do conselho administrativo da CV Telecom, João Domingos Correia.

Aquele responsável falava depois de assinar o protocolo, num valor financeiro não divulgado, que permitirá apoiar atividades como ciclos de conferências, exposições, entre outras.

"Se tivéssemos a dimensão de outros países africanos, seguramente que a história de Amílcar Cabral seria muito mais conhecida. Temos dificuldades em fazer valer o ativo cultural de Cabo Verde, que é de grande importância e de valor a nível mundial", acrescentou, lamentando a falta de dimensão do país em sustentar a sua própria história a nível mundial.

Por sua vez, o presidente da fundação, Pedro Pires, espera que o centenário do Amílcar Cabral sirva como palco de promoção de Cabo Verde e da cidade da Praia como "centro de pensamento de Amílcar Cabral".

O programa está ainda a ser preparado pela Fundação Amílcar Cabral, que está igualmente a mobilizar parcerias.

O fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que em Cabo Verde deu lugar ao Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), e líder dos movimentos independentistas nos dois países, Amílcar Cabral, nasceu em 12 de setembro de 1924 e foi assassinado em 20 de janeiro de 1973, em Conacri, aos 49 anos.

Filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, o líder histórico nasceu na Guiné-Bissau e partiu com oito anos, acompanhando a sua família, para Cabo Verde, onde viveu parte da infância e adolescência, antes de se licenciar em Agronomia, em Portugal, em 1950.

Leia Também: Inflação arrefece ligeiramente em Cabo Verde para 2,6%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório