Tarifas EDP Brasil representam receita de 323 milhões para EDP São Paulo

As novas tarifas da EDP Brasil representam uma receita regulada bruta de 1.699 milhões de reais (cerca de 322,54 milhões de euros) para a EDP São Paulo Distribuição de Energia, foi anunciado.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/10/2023 11:46 ‧ 19/10/2023 por Lusa

Economia

Energia

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na noite de quarta-feira, a EDP informou o mercado que as novas tarifas, que implicam um aumento médio para os consumidores de 6,83%, entram em vigor em 23 de outubro, depois de terem sido aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como resultado da 6.ª Revisão Tarifária Periódica da EDP São Paulo Distribuição de Energia.

A EDP explica que "no processo de Revisão Tarifária Periódica, que ocorre a cada quatro anos, a ANEEL recalcula os custos regulatórios passíveis de gestão pela distribuidora (Parcela B) os quais incluem: (i) os custos operacionais e (ii) os custos de capital (remuneração e depreciação)".

"Já os custos não passíveis de gestão (Parcela A), que consideram a energia comprada de sociedades de geração, o transporte de energia, os encargos setoriais e os ajustes financeiros, são atualizados com base na variação de preços verificada nos doze meses anteriores e na projeção para os doze meses subsequentes", precisa a empresa elétrica.

E EDP refere ainda que a base de remuneração líquida é de 4.150 milhões de reais, representando um aumento face aos 2.420 milhões verificados no período anterior.

"Os investimentos realizados no período tarifário foram considerados eficientes e reconhecidos praticamente na sua integralidade pela ANEEL", afirma a EDP, adiantando que "a taxa regulada de retorno real sobre os ativos é de 7,42% líquido de impostos (a que acresce as atualizações de inflação).

A EDP refere ainda que "finalmente, para as perdas técnicas, o índice regulatório definido pela ANEEL é de 4,19% (contra 4,06% no período anterior)" e que "para as perdas não-técnicas, na Baixa Tensão, o índice regulatório foi definido em 8,05%".

Leia Também: EDP Renováveis aumenta produção em 3% nos últimos 12 meses

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas