Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Polémica com o IUC continua e mais de 340 mil já assinaram petição contra

Em causa está uma petição "contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007", pode ler-se na plataforma Petição Pública.

Polémica com o IUC continua e mais de 340 mil já assinaram petição contra
Notícias ao Minuto

07:51 - 24/10/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia OE2024

A petição contra o agravamento do Imposto Único de Circulação (IUC) dos carros com matrícula até 2007, uma medida que consta na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), conta já com mais de 340 mil assinaturas. A proposta foi apresentada há cerca de duas semanas, mas continua a gerar polémica

Até ao momento, 341.801 pessoas assinaram a petição - disponível aqui - "contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007".

"O propósito desta petição é apresentar uma sugestão alternativa, que acreditamos ser mais justa e coerente. Os veículos elétricos atualmente estão isentos do pagamento do IUC, como parte de um esforço para promover a transição energética. Reconhecemos a importância dessa transição, mas consideramos que não deve servir de pretexto para todas as medidas fiscais", pode ler-se. 

Polémica com o IUC. A petição, o disparo de 400% e a explicação de Costa

Mais de 200 mil já assinaram uma petição contra o agravamento do IUC para matriculas anteriores a 2007, há simulações que mostram que este imposto pode disparar 400% e até o primeiro-ministro, António Costa, já foi obrigado a justificar-se (com a "justiça social").

Beatriz Vasconcelos com Lusa | 08:05 - 19/10/2023

Por isso, os responsáveis pela petição propõem que "os veículos elétricos comecem a pagar o IUC de acordo com a potência dos seus motores, eliminando a isenção atual, e que não sejam sujeitos à taxa adicional de carbono que é aplicada aos veículos a combustão". 

"Acreditamos que esta seja a medida mais justa e equitativa, que não prejudicará aqueles que enfrentam dificuldades financeiras significativas e que nem usam essas mesmas autoestradas. Muitas vezes, essas pessoas não procuram subsídios, simplesmente desejam não ser ainda mais sobrecarregadas por encargos fiscais desproporcionados", pode ainda ler-se. 

O Governo vai avançar com uma reforma ambiental do IUC, que irá aumentar para os veículos mais antigos - e que não estão isentos do pagamento deste imposto -, segundo a proposta do OE2024.

Segundo o relatório que acompanha a proposta de OE2024, serão abrangidos os veículos com matrícula até 2007 de "categoria A e E". Ou seja, cerca de três milhões de veículos de categoria A de 500 mil da categoria E.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Autoridade Tributária (AT) esclareceu que, "de acordo com o Código do Imposto Único de Circulação, os veículos cuja data de primeira matrícula é anterior a 1981 não estão sujeitos a IUC". 

Significa isto que o IUC será agravado para carros com matrícula entre 1981 e 2007.

Leia Também: Afinal, o que aconteceu aos combustíveis esta semana? Veja aqui os preços

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório