O mercado livre absorve 65% das reclamações do setor da energia, de acordo com dados divulgados pelo Portal da Queixa. Cobrança indevida, erros de leitura e falha de fornecimento são as principais queixas dos clientes.
"O Portal da Queixa registou um crescimento no número de reclamações dirigidas pelos consumidores ao setor energético. Entre janeiro e outubro deste ano, a variação foi de mais 6,4%, em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado livre absorve mais de 65% das queixas", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Entre 1 de janeiro e 15 de outubro de 2023, os consumidores portugueses apresentaram no Portal da Queixa 4.274 reclamações dirigidas ao setor energético - eletricidade e gás - nas categorias mercado livre, mercado regulado e distribuição.
"Os dados indicam que, este ano, houve um crescimento de 6,4% no número de queixas registadas, em comparação com o período homólogo de 2022, onde se observaram 4.017 ocorrências", pode ler-se.
E mais: "Nas categorias analisadas, o mercado livre lidera o volume de reclamações (65,4%), seguido pela distribuição que acolhe 29,2% das queixas e o mercado regulado absorve uma fatia de 5,4%".
Leia Também: EUA impõem sanções a Guiné-Bissau, Macau e Guiné Equatorial