Economia moçambicana cresceu 4,4% nos primeiros nove meses deste ano

O Conselho de Ministros de Moçambique indicou hoje que a economia nacional cresceu 4,4% nos primeiros nove meses deste ano, "um registo acima da média do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e das economias da África Subsariana".

Notícia

© Twitter/ AlexanderMZ

Lusa
31/10/2023 17:21 ‧ 31/10/2023 por Lusa

Economia

Moçambique

Em comunicado de imprensa emitido no final da sessão de hoje, o Governo avança que o país registou uma inflação de 8,7%, entre janeiro e setembro, contra 11,5% previstos para o período em referência, e Reservas Internacionais Líquidas suficientes para cobrir as importações em 3,8 meses.

"No período em análise, registou-se uma estabilidade macroeconómica interna, caracterizada por uma inflação a situar-se em 8,7%, abaixo dos 11,5%" previstos, lê-se na nota.

Ainda no mesmo período, foi registada uma redução do défice do saldo da balança de transações correntes em 1.146 milhões de meticais (16,9 milhões de euros) e a receita do Estado ultrapassou 232 mil milhões de meticais (3,4 mil milhões de euros), correspondente a um crescimento de 8%, relativamente ao ano passado.

A despesa do Estado foi de 316,4 mil milhões de meticais (4,6 mil milhões de euros), correspondente a uma realização de 67%, refere o comunicado.

Leia Também: Mau tempo mata cinco pessoas em província do centro de Moçambique

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas