O mecanismo Pensão na Hora, que promete uma resposta mais rápida aos pedidos de reforma, foi distinguido nos European Enterprise Promotion Awards 2023, uma iniciativa da Comissão Europeia, anunciou o Ministério do Trabalho, esta semana.
"A medida Pensão na Hora alcançou o 2.º lugar na categoria de Apoio à Transição Digital da fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2023, iniciativa da Comissão Europeia", pode ler-se numa publicação partilhada pela tutela na rede social X.
O serviço Pensão na Hora, recorde-se, permite atribuir em até 24 horas uma pensão provisória até que seja disponibilizada a definitiva.
Na semana passada, recorde-se, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse, no Parlamento, que cerca de 70% das pensões foram atribuídas de forma automática, através do mecanismo Pensão na Hora.
A medida Pensão na Hora alcançou o 2.º lugar na categoria de Apoio à Transição Digital da fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2023, iniciativa da Comissão Europeia.#MTSSS #XXIIIGoverno #Pensões #EEPA2023 #UE pic.twitter.com/De9LQ3VcBm
— Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (@trabalho_pt) October 31, 2023
"A Pensão na Hora já chega a 70% das pensões que são decididas", afirmou a governante durante uma audição nas comissões de Orçamento e Finanças e de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, no âmbito da apreciação, na generalidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Segundo um documento de suporte à audição elaborado pelo ministério, o número de pensões atribuídas através deste mecanismo automático lançado em 2021 totaliza agora 83 mil.
De acordo com dados disponibilizados à Lusa fonte do Instituto da Segurança Social (ISS), entre janeiro e setembro de 2023, foram concedidas 38 mil pensões de velhice através do mecanismo Pensão na Hora, um aumento de 46% face ao período homólogo.
Leia Também: Já pode pedir para fixar (e reduzir) prestação da casa. O que se segue?