O azeite está cada vez mais caro. O preço deste produto aumentou quase cinco euros no espaço de um ano, de acordo com uma monitorização da DECO Proteste, divulgada na quinta-feira.
"Comprar uma garrafa de azeite de 75 centilitros pode atualmente custar 9,72 euros. De acordo com a DECO Proteste, entre 9 de novembro de 2022 e 8 de novembro de 2023, este produto aumentou 4,70 euros, uma subida de 94%", explica a organização de defesa do consumidor.
Ora, a subida no preço de bens essenciais como o azeite tem contribuído para encarecer o cabaz alimentar de 63 produtos monitorizado pela organização há quase dois anos:
"A 8 de novembro, esta cesta atingiu os 228,09 euros, um aumento de 3,23 euros (mais 1,44%) em comparação com a semana anterior e o preço mais alto desde março deste ano", adianta a DECO Proteste.
E mais: "O preço do cabaz alimentar monitorizado pela DECO Proteste atingiu um valor recorde a 15 de março, chegando aos 234,84 euros. Contudo, a 18 de abril, com a entrada em vigor do IVA zero, verificou-se uma descida e estabilização no custo do cabaz. Essa tendência inverteu-se em meados de setembro, altura em que o preço total do cabaz voltou às subidas, ultrapassando o valor registado no início do ano".
Leia Também: OE não caduca, aumentos avançam e salário mínimo também. O que vai mudar?