Bruxelas exclui hipótese de renegociar dívida

A Comissão Europeia exclui, de acordo com o Diário Económico, a hipótese de a dívida soberana portuguesa vir a ser renegociada, por entender que se trata de uma operação que “não é necessária”. Além disso, alega a socialista Elisa Ferreira, “implica sempre perdas”.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
09/07/2014 09:12 ‧ 09/07/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Credores

A renegociação da dívida é um tema que não está, nem vai estar, em discussão a nível europeu. Pelo menos é essa a indicação que vem da Comissão Europeia, de acordo com o Diário Económico desta quarta-feira.

“Não está em cima da mesa e não é necessária”. É esta a posição de Bruxelas, garantindo que “é também essa a visão do Governo português e dos próprios mercados”.

Da parte do Governo, a mesmo perceção é transmitida pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, que entende que “não faz sentido vir agora especular e trazer incerteza”.

E porque a reestruturação da dívida “implica sempre perdas”, a eurodeputada socialista Elisa Ferreira garante que “é perigoso abrir um dossier destes a nível nacional”.

O tema voltou à agenda mediática depois de quatro economistas terem criado um guião prático em que defender a redução dos juros e o alargamento do período de pagamento da dívida soberana.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas