Os resultados definitivos da sessão mostram que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average e o alargado S&P500 baixaram os seus níveis recordes, estabelecidos na sexta-feira, com recuos respetivos de 0,71% e 0,32%. Por sua vez, o tecnológico Nasdaq cedeu 0,20%.
As ações foram afetadas pela subida dos rendimentos obrigacionistas devido ao abandono pelos investidores da ideia de uma baixa da taxa de juro pela Fed a partir de março, como o presidente do banco central, Jerome Powell, tem insistido.
Com efeito, ainda no domingo à noite, durante uma entrevista ao programa 60 Minutos da estação televisiva CBS, Powell voltou a dizer que uma descida da taxa de juro não era para já.
Os rendimentos dos títulos da dívida pública a 10 anos superaram mesmo os 4,16%, depois de 4,02% na sexta-feira.
Os investidores estiveram também sob influência do relatório sobre o emprego, divulgado na sexta-feira, que indicou que a economia dos EUA tinha criado em janeiro o dobro dos empregos que os analistas esperavam, no total de 353 mil.
Perante este dinamismo da economia, patente também hoje em um indicador do setor dos serviços, "agora até uma redução da taxa de juro pela Fed em maio não é certa", realçou Karl Haeling, da LBBW.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em abril sobe 0,85% para 77,99 dólares