A espera foi longa para muitos que aguardavam uma resposta desde setembro do ano passado, mas a lista dos resultados das candidaturas ao Porta 65 já foi divulgada - pode consultá-la aqui. O Ministério da Habitação garantiu ao Notícias ao Minuto que as subvenções começariam a ser pagas ainda esta semana.
O atraso de mais de meio ano, que levou a várias queixas e reclamações por parte dos candidatos, está relacionado com as alterações introduzidas ao programa, em meados de 2023.
"Desde junho de 2023, e com as alterações promovidas no âmbito do Mais Habitação, as candidaturas passaram a poder ser apresentadas em contínuo, substituindo os três períodos anuais de candidatura". Ora, "esta alteração implicou alterações à plataforma Porta 65 Jovem e ao sistema de análise, que obrigou a um atraso que já se encontra em recuperação", explicou fonte da tutela ao Notícias ao Minuto.
A quem se destina o Porta 65?
O programa destina-se a:
- Jovens isolados ou em coabitação com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos com contrato de arrendamento de fração completa (arrendamento de quartos não é aceite);
- Casais em que um dos elementos pode ter 36 anos e o outro elemento 34 anos, no máximo.
Por norma, a" fase de análise decorre durante 45 dias úteis após a submissão das candidaturas", pode ler-se no Portal da Habitação.
Leia Também: Porta 65? Governo admite "atraso" e garante pagamento na "próxima semana"