A Autoridade Tributária (AT) recordou, esta segunda-feira, que o IRS automático tem uma novidade este ano, que está relacionada com o facto de abranger mais contribuintes.
"O universo da declaração automática de IRS foi alargado aos sujeitos passivos que façam aplicações financeiras em contas individuais geridas no regime público de capitalização (façam contribuições adicionais ao longo da vida para complementar a reforma)", revelou a AT numa publicação partilhada na rede social Facebook.
Como saber se tem IRS automático?
"Pode confirmar se está abrangido pela entrega automática da declaração de IRS, basta aceder ao Portal das Finanças e fazer login com a sua senha de identificação. Se não encontrar um atalho para IRS no ecrã inicial, procure no menu lateral por 'Todos os Serviços' e deslize até 'IRS'. Selecione a opção 'IRS automático'", explica a DECO PROteste.
Em alternativa, procurar por IRS na barra de pesquisa e selecionar a opção 'IRS automático'.
"Se não estiver abrangido pelo IRS automático, encontra a mensagem 'Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, nos termos gerais'. Neste caso, deve preencher a sua declaração manualmente", diz a organização de defesa do consumidor.
Vale lembrar que o período de entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos obtidos em 2023 decorre de 1 de abril a 30 de junho.