Sabe quanto se paga de fatura da água em cada município do país? E no seu, em particular? A DECO PROteste disponibiliza um mapa interativo que permite realizar esta consulta. Pode aceder aqui.
"Escolha um concelho e veja quanto paga pelo abastecimento de água, pelo tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos", explica a organização de defesa do consumidor.
A DECO PROteste recomenda, assim, que "verifique se o seu município está a aplicar um sistema mais justo de cálculo de resíduos (tarifa em vigor em junho de 2023)".
A organização deixa ainda três números a reter sobre o consumo de água em Portugal:
- 127 L: Consumo de água per capita em Portugal. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada indivíduo precisa de 110 litros de água para satisfazer as necessidades diárias.
- 40% ou mais é quanto pode aumentar a fatura da água se consumir mais 5 metros cúbicos por mês. Em todos os concelhos, existem escalões de consumo baseados no princípio de que quanto mais água se gastar, maior será o custo por metro cúbico (m3). No entanto, verifica-se que não existe harmonização na aplicação dos escalões.
- 77% dos municípios portugueses têm tarifa social para o abastecimento de água e 76 % contam com tarifa social de saneamento.
Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com os títulos da NOS a subirem 6,80%