O Global Media Group avançou, esta terça-feira, com um despedimento coletivo, depois de semanas marcadas por algumas paralisações e meses de luta dos trabalhadores em busca de melhores condições de trabalho e exigências de pagamento de salários.
"O Global Media Group iniciou hoje o processo de reestruturação de equipas internas, o que nos forçou a um despedimento coletivo fundamentado na complicadíssima situação financeira que resultou da gestão dos últimos meses, cujo impacto foi público", lê-se numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A mesma dá ainda conta de que, "do processo de reestruturação, decorre também a saída do diretor do Diário de Notícias (DN), José Júdice, bem como da restante direção a quem agradecemos o empenho demonstrado. Sobre este tema foi solicitado um parecer ao Conselho de Redação".
O grupo sublinha ainda estar "consciente" de que o processo tem "um grande impacto nas operações do Diário de Notícias" e garante que de tudo fará "para minorar as suas consequências".
"A verdade é que a situação atual era insustentável tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista da equidade com os profissionais que há muito tempo mantêm viva a chama editorial do Diário de Notícias. Por isso se impunha esta decisão, que visa também lançar um projeto renovado para o DN que será desenvolvido em articulação profunda com a atual redação", é notado.
Direção do DN sai. Bruno Contreiras Mateus assume o cargo
No âmbito deste processo de reestruturação, está também de saída o diretor do Diário de Notícias, José Júdice, assim como a restante direção. O comunicado refere ainda que, com Júdice de saída, a direção do DN é assumida por Bruno Contreiras Mateus, atual diretor do Dinheiro Vivo, que deverá ocupar o cargo até junho.
"Depois de um período de transição de três meses, o jornalista, que é também professor universitário em Ciências da Comunicação, no IADE, irá sair do Global Media Group (GMG), a partir de julho, para se dedicar a projetos pessoais, à docência e à investigação académica. Com mais de 20 anos de experiência, nos últimos oito no GMG já ocupou funções de subdiretor do DN, head of digital do DV e da área de revistas, na Notícias Magazine, Evasões, Volta ao Mundo e Delas, e integrou ainda a Direção de Inovação do GMG", rematam.
[Notícia atualizada às 13h09]
Leia Também: Global Media avança com despedimento coletivo. "Complicadíssima situação"