"Consumidores portugueses estão mais exigentes". O que valorizam?
Estudo sugere que "o perfil do consumidor português, na relação com as marcas, está a mudar: está mais exigente e atento, mas também quer mais atenção".
© Shutterstock
Economia Consumo
Os consumidores portugueses estão mais exigentes e querem um atendimento mais personalizado, de acordo com um estudo do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e divulgado esta sexta-feira.
"Os consumidores portugueses estão mais exigentes e querem maior atenção das marcas. Já não procuram apenas qualidade na marca ou serviço prestado, os consumidores de hoje exigem um atendimento personalizado e focado na sua satisfação e, por isso, valorizam ainda mais a reputação das marcas", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Ora, o estudo sugere que "o perfil do consumidor português, na relação com as marcas, está a mudar: está mais exigente e atento, mas também quer mais atenção".
"Procura personalização no atendimento ao cliente e valoriza, mais do que nunca, a reputação das marcas como fator de decisão. Embora esteja mais digital, por comprar mais online, o novo consumidor não considera benéfico a inclusão da Inteligência Artificial (IA) na relação marca-consumidor", é ainda referido.
E mais: "O inquérito realizado a mais de três mil consumidores permitiu aferir que: 94% valoriza a reputação de uma marca, sendo que, apenas 6% valoriza a notoriedade; já 92,7% valoriza a importância da reputação digital de uma marca como fator de decisão de compra; 67% valoriza um apoio ao cliente personalizado e focado na sua satisfação; 65% valoriza a qualidade nos produtos e serviço prestado".
Leia Também: Usa IA generativa? A DECO PROteste tem um conselho para si
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com