Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Bank Millennium informa que a estimativa preliminar de constituição de provisões, no primeiro trimestre de 2024, relacionadas com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium ascende a 507 milhões de zlótis, o equivalente a 118,4 milhões de euros ao câmbio atual.
Adicionalmente serão também constituídas no primeiro trimestre provisões de 41 milhões de zlótis (44,37 milhões de euros) para "riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, contudo sem impacto nos resultados líquidos".
Considerando a estimativa para provisões e a "inexistência de outros eventos inesperados, e tendo em consideração a manutenção dos resultados positivos da atividade 'core', o banco espera "um resultado líquido positivo no primeiro trimestre".
O BCP detém 50,1% do Bank Millennium (Polónia) e comprou no final de maio de 2019 o banco polaco Euro Bank (que pertencia ao Société Générale), tendo em 01 de outubro desse ano sido registada a fusão entre as duas instituições.
Leia Também: MCC? Criada instituição moçambicana para gerir 494 milhões