Para os jovens beneficiarem do prémio salarial devem entregar a declaração de IRS, dentro do prazo legal, como sujeito passivo autónomo, esclareceu a Autoridade Tributária (AT).
"Posso ser elegível para beneficiar do prémio salarial se os meus rendimentos forem integrados na declaração de IRS dos meus pais na qualidade de dependente? Não. Para poder beneficiar do prémio salarial tem de ser sujeito passivo (autónomo) de IRS, com declaração entregue dentro do prazo legal", diz a AT, numa publicação partilhada na rede social Facebook.
Ora, significa isto que caso os jovens entreguem o IRS com os pais, como dependentes, não terão direito a este benefício.
O prémio salarial é um incentivo financeiro atribuído com o objetivo de recompensar o prosseguimento de estudos superiores e de contribuir para a valorização dos rendimentos do trabalho dos jovens qualificados que trabalham no país.
Segundo as questões frequentes no Portal das Finanças, "verificadas as condições de atribuição do prémio salarial, o pagamento é efetuado pela AT até 30 de julho". Vale recordar que o mesmo deve ser pedido até maio.
Leia Também: Afinal, até quando será pago o prémio salarial aos jovens? E por quem?