A Autoridade Tributária (AT) já emitiu 205 mil reembolsos do IRS e o valor médio está nos 867 euros, de acordo com dados cedidos pelo Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto.
"Até à data, o número de declarações de IRS entregues supera já os 2 milhões (2.042.060 declarações, 890 mil das quais via IRS automático), tendo sido já emitidos 205 mil reembolsos. O montante total de reembolsos pagos ascende a 21,7 milhões de euros, sendo o valor médio de 867€"
Além disso, o "prazo médio dos reembolsos pagos situa-se em 12,8 dias", segundo as Finanças.
Os primeiros reembolsos, recorde-se, começaram a cair na conta dos contribuintes no início desta semana, cerca de duas semanas depois de ter começado o prazo para a entrega do IRS.
Os contribuintes podem submeter a declaração até ao final de junho.
Pelas contas de Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), os portugueses estão a receber menos 200 a 300 euros. Esta redução está relacionada com o facto de os contribuintes terem adiantado menos dinheiro ao Estado ao longo do ano passado:
"Os contribuintes ao longo do ano de 2023 tiveram mais dinheiro no bolso e adiantaram menos ao Estado português e isso é positivo. Claro que o ideal nas retenções da fonte é que sejam quase iguais ao IRS que se paga no final", explicou Paula Franco, em declarações à RTP.
[Notícia atualizada às 12h23]
Leia Também: Reembolso do IRS? Portugueses estão a receber menos 200 a 300 euros