A procura turística em Portugal aumentou sete vezes entre 1974 e 2022, de acordo com os dados compilados e divulgados pela Pordata, a propósito dos 50 anos que se assinalam do 25 de Abril.
"Entre 1974 e 2022, o número de dormidas turísticas em Portugal cresceu de 9,4 milhões para quase 70 milhões", pode ler-se numa publicação da Pordata publicada na rede social X (antigo Twitter).
Segundo os dados divulgados, "o transporte aéreo teve um crescimento substancial em cinco décadas", sendo que "este impulso deve-se também ao aumento da procura de turismo".
O país ganhou mais de 3.000 quilómetros (km) de autoestradas desde 1974, perdeu mais de 1.000 km de linhas ferroviárias e o transporte aéreo e o turismo aumentaram substancialmente, segundo a análise da Pordata.
Já o transporte aéreo teve um crescimento substancial, em cinco décadas. Este impulso deve-se também ao aumento da procura de turismo. Entre 1974 e 2022, o número de dormidas turísticas em Portugal cresceu de 9,4 milhões para quase 70 milhões.
— Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) (@ffms_pordata) April 24, 2024
No trabalho da autoria de Ricardo Garcia e Ana Serra, a Pordata ilustra as mudanças ocorridas no país, especialmente em termos de demografia, perfil da população em geral e das famílias em particular, modernização nos transportes, no acesso à saúde e educação, no mundo do trabalho e proteção social, ou nas condições de vida dos portugueses.
Leia Também: Mais 3 mil km de autoestradas e menos mil de linhas de comboio em 50 anos