O Governo anunciou, na semana passada, a gratuitidade dos medicamentos com receita médica para os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI), uma medida que deverá abranger cerca de 140 mil pessoas.
A DECO PROteste preparou um conjunto de perguntas e respostas das quais o Notícias ao Minuto selecionou cinco e ajudam a responder a eventuais dúvidas sobre o tema. Fique a par:
1. Todos os medicamentos passam a ser gratuitos para os idosos abrangidos pela medida?
"Não. A medida apenas inclui medicamentos sujeitos a receita médica. Para os medicamentos de venda livre não estão previstos descontos ou isenções, mesmo que sejam prescritos pelo médico."
2. Só os medicamentos genéricos serão gratuitos?
"Não. A comparticipação de 100% aplica-se a todos os medicamentos sujeitos a receita médica, sejam genéricos ou de marca."
3. Onde podem ser levantados os medicamentos gratuitos?
"Os idosos abrangidos pela medida continuam a poder adquirir os seus medicamentos em qualquer farmácia, como acontecia quando os medicamentos eram pagos pelo utente. Apenas têm de apresentar a receita médica ao farmacêutico. No sistema informático da farmácia já existirá a informação de que aquele utente beneficia de comparticipação de 100%, que será aplicada automaticamente."
Leia Também: Medicamentos grátis para alguns idosos: Governo explica em três pontos