"A The Navigator Company concretizou a aquisição da totalidade das ações representativas do capital social da Accrol Group Holdings", anunciou hoje, em comunicado, a papeleira.
No início de maio, a Navigator tinha anunciado a sua intenção de aumentar, de 0,38 libras para 0,39 libras (cerca de 44 para 45 cêntimos) o preço que oferece por ação na Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Accrol.
Segundo a mesma nota, o resultado da oferta foi hoje conhecido, após a realização da assembleia-geral da Accrol.
A aquisição deverá ser formalizada em 24 de maio.
A oferta em causa foi aprovada com 99,12% dos votos na audiência de tribunal.
Por sua vez, a deliberação que aprovou a OPA na assembleia-geral da empresa foi tomada por 99,17% dos votos presentes.
Desta forma, a compra da totalidade do capital da empresa foi viabilizada.
De acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a oferta valorizou o capital próprio da Accrol em, aproximadamente, 130,8 milhões de libras (cerca de 152 milhões de euros).
Em 31 de outubro de 2023, a dívida financeira da empresa representava 25,5 milhões de libras (aproximadamente 29,6 milhões de euros).
A oferta aumentada da Navigator representa um prémio de aproximadamente 14,7% em comparação com 0,34 libras, "ou seja, o preço de fecho da ação da Accrol em 21 de março de 2024, o último dia de negociação imediatamente anterior ao anúncio da oferta".
Além disso, representa um prémio de 32,1% em comparação com o preço médio de negociação da ação da Accrol "ponderado pelo volume no período de seis meses até ao último dia de negociação" antes da oferta e de 26,4% "em comparação com o preço médio de negociação da ação da Accrol ponderado pelo volume no período de 12 meses" anteriores à OPA.
A Accrol é um grupo transformador e fornecedor de papel higiénico, rolos de cozinha, lenços faciais e lenços húmidos para as cadeias de retalho, tendo encerrado ano fiscal que terminou a 30 de abril de 2023 com receitas de 242 milhões de libras (282,8 milhões de euros), um EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ajustado de 15,6 milhões de libras (18,2 milhões de euros) e apresentou uma dívida líquida de 26,8 milhões de libras (31,3 milhões de euros).
A "Navigator prevê que esta aquisição resulte num volume de negócios consolidado de cerca de 500 milhões de libras [584,4 milhões de euros], prevendo-se que o mercado do Reino Unido contribua com cerca de 50% do volume total de negócios de 'tissue' do grupo", adiantou na nota divulgada em maio.
Leia Também: Trabalhadores da Valorsul em greve entre 22 e 26 de maio