Comissão Europeia multa Mondelez Internacional em 337,5 mihões de euros

A Comissão Europeia multou hoje a multinacional Mondelez Internacional, que detém marcas como as bolachas Oreo e o chocolate Toblerone, em 337,5 milhões de euros por violação das regras da concorrência na União Europeia (UE).

Notícia

© Photo Illustration by Igor Golovnov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
23/05/2024 10:28 ‧ 23/05/2024 por Lusa

Economia

Multa

O executivo comunitário concluiu, após uma investigação, que a Mondelez, com sede nos Estados Unidos, violou as regras de concorrência da UE ao envolver-se em acordos anticoncorrenciais ou práticas concertadas com o objetivo de restringir o comércio transfronteiriço de vários produtos de chocolate, bolachas e café e também ao abusar da sua posição dominante em certos mercados nacionais de venda de tabletes de chocolate.

Em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, adiantou que Bruxelas concluiu que "a Mondelez restringiu ilegalmente os retalhistas de se abastecerem destes produtos em Estados-membros onde os preços são mais baixos", o que permitiu manter preços mais elevados, o que "prejudicou os consumidores, que acabaram por pagar mais pelo chocolate, bolachas e café".

A empresa é responsável por 22 acordos ou práticas concertadas anticoncorrenciais e por abuso de posição dominante no mercado e as infrações abrangeram uma grande parte da UE, tendo durado entre 2006 e 2020, com exceção dos produtos de café que a multinacional alienou em 2015.

A Comissão concluiu, segundo um comunicado, que as práticas ilegais da Mondelez impediram os retalhistas de se poderem abastecer livremente de produtos nos Estados-membros com preços mais baixos e dividiram artificialmente o mercado interno.

O objetivo da Mondelez, considerou, era evitar que o comércio transfronteiras conduzisse a reduções de preços em países com preços mais elevados.

A cooperação com a investigação valeu à empresa uma redução de 15%, para os 337,5 milhões de euros, na coima inicialmente prevista.

A Mondelez detém marcas de chocolates como a Côte d'Or, Milka e Toblerone, bem como de bolachas como Oreo e TUC.

Leia Também: Recuperação económica da zona euro acelera em maio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas