Preço do petróleo cai com Brent abaixo de 80 dólares após reunião da OPEP

Os preços do petróleo baixavam hoje, um dia após uma reunião da OPEP+ que deu sinais de pôr fim a algumas reduções na produção a partir de outubro.

Notícia

© iStock

Lusa
03/06/2024 17:27 ‧ 03/06/2024 por Lusa

Economia

Brent

Às 15:25 (hora de Lisboa), o preço do barril de petróleo Brent (de referência na Europa), para entrega em agosto, cedia 2,62% para 78,93 dólares, negociando pela primeira vez abaixo dos 80 dólares desde fevereiro.

O petróleo de referência norte-americano, o West Texas Intermediate (WTI), para entrega em julho, perdia 2,86% e seguia a 74,79 dólares.

Para Tamas Varga, analista da PVM Energy, questionado pela AFP, a redução dos preços está ligada à reunião de domingo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados, que formam a OPEP+, "o mercado está desapontado pelo facto de o grupo estar a abrandar gradualmente algumas das suas limitações na produção, apesar da ausência de sinais tangíveis de melhoria na procura."

No domingo, a OPEP+ anunciou um prolongamento até ao fim de setembro dos cortes na produção que estão em vigor, antes de recolocar no mercado parte dos barris em falta ao longo dos 12 meses seguintes.

Além de cortes na produção a dois níveis, que vão continuar até finais de 2025, os cortes voluntários adotados por oito países vão acabar progressivamente a partir do próximo mês de outubro.

Oito membros da aliança (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Iraque, Kuwait, Cazaquistão, Omã e Rússia) decidiram fazer reduções voluntárias adicionais na produção de cerca de 2,2 milhões de barris por dia em novembro de 2023. Após a reunião de domingo foi anunciado que estes cortes são prolongados até finais de setembro de 2024, mas os barris serão reintroduzidos progressivamente nos 12 meses seguintes.

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em julho sobe 1,19% para 83,10 dólares

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas