Em março, o Ifo tinha baixado a sua previsão em cinco décimas de ponto percentual para 0,2%, refere o instituto em comunicado.
O Governo alemão afirmou na sua última análise económica, no final de abril, que a maior economia da Europa irá crescer 0,3% este ano.
O instituto alemão prevê também, nas suas previsões de verão hoje divulgadas que o ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) germânico deverá acelerar em 2025 para 1,5%, mantendo assim a sua estimativa da primavera.
"Timo Wollmershäuser, responsável pela análise económica do Ifo, declarou no comunicado, que "a economia alemã está a emergir lentamente da crise".
"A economia alemã está a sair lentamente da crise. O segundo semestre de 2024 deverá ser consideravelmente melhor do que o primeiro semestre", salientou o economista.
Simultaneamente, a inflação deverá abrandar de 5,9% em 2023, para 2,2% no final do ano e para 1,7% em 2025, segundo as previsões da instituição alemão.
O Ifo baseia as suas previsões na expectativa de que o poder de compra das famílias continuará a ganhar força à medida que o ano avança, bem como na aceleração da recuperação económica global à medida que as despesas dos consumidores se normalizam.
Além disso, segundo Wollmershäuser, o comércio mundial de mercadorias e a produção industrial mundial deverão continuar a recuperar, especialmente a partir da segunda metade do ano.
A retoma gradual do investimento também contribuirá para isso, apoiada pela flexibilização da política monetária nos países industrializados, segundo o ifo.
No seu relatório, o instituto prevê duas novas reduções das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE) este ano.
Por outro lado, acredita que o número de pessoas empregadas na Alemanha aumentará de 45,9 milhões para 46,1 milhões este ano e atingirá os 46,2 milhões no próximo ano.
O número de desempregados também aumentará de 2,6 milhões para 2,7 milhões, antes de baixar novamente para 2,6 milhões, ou seja, 5,6%.
O défice orçamental alemão, por sua vez, cairá de 99 mil milhões de euros em 2023 para 73 mil milhões de euros em 2024 e depois para 54 mil milhões de euros em 2025.
Leia Também: PIB 'per capita' de Portugal nos 83% da média da UE em 2023