Banco de Inglaterra mantém taxas diretoras antes das eleições

O Banco de Inglaterra decidiu hoje manter as taxas de juro diretoras no Reino Unido em 5,25%, o nível mais alto em 16 anos, apesar de ter atingido em maio o objetivo de reduzir a inflação para 2%.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/06/2024 12:52 ‧ 20/06/2024 por Lusa

Economia

Banco

Os economistas estavam a contar com esta decisão, apesar de se esperar que o banco central comece a baixar as taxas diretoras em breve.

Esta é a última decisão do Banco de Inglaterra sobre as taxas de juro antes das eleições gerais de 04 de julho, para as quais todas as sondagens apontam para uma derrota dos conservadores do primeiro-ministro Rishi Sunak e uma vitória dos trabalhistas.

"A política monetária deve permanecer restritiva durante um período de tempo suficiente para que a inflação regresse ao objetivo de 2% de forma sustentável a médio prazo", lê-se na ata da reunião do CPM.

No entanto, dois dos nove membros do comité votaram hoje para que o Banco baixasse as taxas em um quarto de ponto, para 5%.

Na opinião do Banco de Inglaterra, os indicadores de inflação a curto prazo continuaram a moderar-se, sobretudo para as famílias, embora o ritmo de subida dos preços deva acelerar ligeiramente no segundo semestre deste ano, devido ao efeito comparativo da descida da energia nesse período em 2023.

O comité registou, em particular, a persistência da inflação no setor dos serviços, nomeadamente nos hotéis e restaurantes e na cultura.

Afirmou ainda que a economia britânica cresceu mais do que o esperado no primeiro semestre do ano, ao mesmo tempo que considerou que será muito difícil estimar a evolução do mercado de trabalho, "que continua a tornar-se mais flexível, mas permanece relativamente rígido em relação aos padrões históricos".

A inflação homóloga do Reino Unido desacelerou para 2% em maio, contra 2,3% em abril, atingindo o objetivo estabelecido pelo Banco da Inglaterra pela primeira vez em quase três anos, informou na quarta-feira o Office for National Statistics (ONS).

A inflação atingiu o nível mais baixo em quase três anos, desde que se situou pela última vez em 2% em julho de 2021, antes do posterior aumento alimentado pela crise do custo de vida.

A próxima reunião de política monetária do Banco de Inglaterra realiza-se em 1 de agosto.

[Notícia atualizada às 13h13]

Leia Também: Bolsas europeias em alta em sessão marcada por reuniões de bancos centrais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas