UE cria linha de crédito para apoiar exportações de PME europeias

A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) concordaram hoje em criar um mecanismo de garantia de crédito à exportação para a Ucrânia no valor de 300 milhões de euros.

Notícia

© iStock

Lusa
21/06/2024 14:20 ‧ 21/06/2024 por Lusa

Economia

Ucrânia

O acordo permite que o FEI possa utilizar o programa de investimento InvestEU para apoiar as pequenas e médias empresas europeias que exportam bens e serviços para a Ucrânia.

Esta iniciativa, segundo um comunicado do executivo comunitário, faz parte do esforço da União Europeia (UE) para apoiar a recuperação económica da Ucrânia através da promoção do comércio e dos intercâmbios económicos.

Nas próximas semanas, o FEI lançará um convite à manifestação de interesse para começar a oferecer garantias às agências de crédito à exportação, a fim de apoiar as empresas dos Estados-membros da UE, bem como da Noruega e da Islândia, que pretendam exportar para a Ucrânia.

O acordo foi assinado à margem da reunião dos ministros das Finanças da UE, no Luxemburgo, que tinha o apoio à Ucrânia como uma das prioridades na sua agenda.

Leia Também: Ucrânia. UE disponível para participar em empréstimo de 46 mil milhões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas