Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Número de certificados de origem emitidos pela AIP subiu 3,8% em 2023

O número de certificados de origem emitidos pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) cresceu 3,8% em 2023 para 4.628, anunciou hoje a associação, que assinalou que é o terceiro ano consecutivo de aumento desta atribuição.

Número de certificados de origem emitidos pela AIP subiu 3,8% em 2023
Notícias ao Minuto

14:17 - 27/06/24 por Lusa

Economia Indústria

Os setores dos transportes, alimentação e construção foram os que lideraram os pedidos num ano em que a emissão destes certificados atingiu um novo máximo histórico.

Segundo a AIP, o certificado de origem funciona "como comprovativo dos produtos 'made in Portugal'" e é um documento do comércio internacional "usado pelos exportadores para comprovarem a origem dos seus produtos".

De acordo com a associação empresarial, este tipo de reconhecimento é "essencial para ajudar as empresas portuguesas a venderem mais nos mercados externos, especialmente em países extracomunitários".

A AIP assinala ainda que o crescimento destas emissões se registou num ano em que as exportações representaram 47,4% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo 30,5% em bens e 16,9% em serviços.

Citado em comunicado, o diretor da AIP responsável pelos certificados de origem, António Cunha Horta, sublinhou que os aumentos nos últimos anos são "sinal do reconhecimento das empresas da importância de ter o selo de Portugal".

Leia Também: Trabalhadores da indústria das carnes em greve esta quarta-feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório