A CP – Comboios de Portugal assinalou, na segunda-feira, o 25.º aniversário da primeira viagem comercial do serviço Alfa Pendular, que arrancou a 1 de julho de 1999. Desde então, estes comboios já transportaram quase 41 milhões de passageiros e percorreram mais de 65 milhões de quilómetros, num total de 162 mil viagens.
“Isto é um marco porque este é um dos serviços mais importantes da CP, o nosso serviço premium, e que é muito relevante para a sustentabilidade da empresa”, considerou o presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, que marcou presença na viagem comemorativa entre Lisboa-Santa Apolónia e Porto-Campanhã.
O responsável salientou ainda que, neste período, os comboios Alfa Pendular “já percorreram, no seu conjunto, mais de 65 milhões de quilómetros, o que equivale a mais de 1.600 voltas ao planeta terra, fizeram mais de 162 mil serviços comerciais e transportaram cerca de 41 milhões de passageiros”.
Pedro Moreira avançou que, nos primeiros cinco meses do ano, deu-se “um aumento de mais de 26% de passageiros no Alfa Pendular e os rendimentos aumentaram mais de 36%, resultados que muito se devem à reativação de dois serviços comerciais, algo apenas conseguido graças à otimização da disponibilidade desta série de comboios”.
“Muitos comboios andam esgotados e está a existir uma procura crescente, o que nos motiva a continuar a apostar neste serviço”, complementou.
Por seu turno, a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, salientou que o “momento de celebração” se deve aos esforços dos “trabalhadores e trabalhadoras da CP”.
“Não podia deixar de estar aqui. É um momento de celebração e tinha de me juntar aos trabalhadores e trabalhadoras da CP e dar-lhes os parabéns, porque só pelo seu trabalho, dedicação, empenho e espírito inovador e transformador foi possível termos este comboio que vive e sobrevive há gerações, adaptando-se e sendo um comboio do presente e absolutamente atual”, disse.
E acrescentou: “Este é um momento de inspiração para um futuro que aí vem. Uma empresa que vive e que se adapta com esta facilidade, passando gerações e transformações, está claramente preparada para agarrar o negócio da Alta Velocidade, que vai ser outro desafio. A CP e os seus trabalhadores são o maior ativo e a garantia de que vai ser possível e que vamos ter uma CP por mais 168 anos.”
Estiveram também presentes na celebração o maquinista que conduziu o comboio na primeira viagem comercial entre Lisboa e o Porto, Eduardo Silva, o revisor que fez a viagem inaugural com o então ministro João Cravinho, António Azevedo Pereira, e duas assistentes de viagem, Isabel Banhudo e Laura Bandeira.
“Daqui a 25 anos voltamos aqui para comemorar os 50 anos”, prometeram.
Leia Também: Primeira viagem do Alfa Pendular foi há 25 anos entre Lisboa e Porto