Reclamações apresentadas ao regulador da energia caem 10% no 2.º trimestre

O regulador da energia recebeu 4.650 reclamações no segundo trimestre, o que representa uma diminuição de 10% face ao anterior e ao homólogo do ano passado, com o setor elétrico a manter-se como principal motivo, informou a ERSE.

Notícia

© iStock

Lusa
18/07/2024 13:08 ‧ 18/07/2024 por Lusa

Economia

ERSE

De acordo com os dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), nos últimos quatro trimestres, as reclamações apresentadas através dos livros de reclamações físico e eletrónico incidiram principalmente sobre o setor elétrico (81,2%), seguindo-se as relativas ao fornecimento dual de eletricidade e gás natural, com 11,4%.

 

Os três temas mais reclamados foram a faturação, práticas comerciais desleais e contrato de fornecimento, que, no seu conjunto, representaram 45,7% do total das reclamações apresentadas pelos consumidores, no 2.º trimestre deste ano.

O regulador do setor energético salientou que os comercializadores e operadores das redes de distribuição de eletricidade e de gás natural recebem reclamações dos seus clientes através de diversos canais (atendimento presencial, telefónico e escrito, designadamente, carta, email, livro de reclamações e online).

Entre abril e junho, a ERSE recebeu 947 pedidos de intervenção na resolução de litígios, o que representa um aumento de 3% face ao trimestre anterior e ao período homólogo do ano passado.

A maioria daqueles pedidos de intervenção é sobre o setor elétrico (84,2%), com a faturação a manter-se como o tema predominante.

Segundo o regulador, o tratamento e resposta a 96% destes processos, no segundo trimestre, ocorreu em prazo inferior a 90 dias úteis e em 39% dos casos as pretensões dos consumidores foram total ou parcialmente satisfeitas.

Já em 22% daqueles casos, o regulador prestou a informação necessária ao esclarecimento do consumidor.

Leia Também: Estudo. Dependência energética da Europa em relação à Rússia mantém-se

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas