Embraer anuncia venda de nove aviões militares à Holanda e à Áustria
A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou hoje que firmou um contrato para venda de nove aviões multimissão C-390 Millenium para as Forças Aéreas da Holanda e da Áustria.
© Reuters
Economia Embraer
Em comunicado, a Embraer afirma que o contrato prevê cinco aeronaves para a Força Aérea Real holandesa e outras quatro para a Força Aérea austríaca.
A empresa brasileira destacou que esses aviões permitirão que ambos os países europeus aumentem a sua capacidade de realizar missões para mobilizar ou retirar rapidamente equipamentos e pessoal, mesmo sob condições operacionais difíceis, já que a capacidade de transporte aéreo tático oferecida pelo C-390 aumenta a flexibilidade e a capacidade de resposta operacional.
"É ótimo podermos assinar este acordo tanto para a Áustria como para a Holanda. Fico feliz em ver que podemos comprar esses aviões com as mesmas especificações. Este é um bom exemplo de colaboração na Europa entre países. O apoio construtivo da Embraer desempenhou um papel crucial na concretização positiva deste acordo", disse o Vice-Almirante Jan Willem Hartman, Diretor Nacional de Armamentos da Holanda.
"Damos as boas-vindas à Holanda e à Áustria como os mais novos membros do crescente grupo de nações que encomendaram o C-390 Millennium, aeronave de transporte tático militar mais eficiente e moderno atualmente em operação", acrescentou Bosco da Costa Júnior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 pode transportar 26 toneladas de equipamentos militares de médio porte, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho.
Além dos Países Baixos e da Áustria, o KC-390 já é utilizado como avião militar de transporte por Portugal (que comprou e já opera duas aeronaves militares desse modelo dentro de um contrato para aquisição de cinco aeronaves), Hungria e República Checa.
A Embraer destacou que, desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 acumula mais de 13.000 horas de voo, com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excecional produtividade na categoria.
A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.
A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Em Portugal, a Embraer mantém-se acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.
Leia Também: Brasileira Embraer revela primeiro protótipo em escala real de táxi aéreo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com