Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Relatório sobre futuro da competitividade da UE divulgado em setembro

O relatório do ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi sobre o futuro da competitividade da União Europeia (UE) face a potências como China ou Estados Unidos só será apresentado em setembro, após ter estado previsto para junho.

Relatório sobre futuro da competitividade da UE divulgado em setembro
Notícias ao Minuto

16:05 - 25/07/24 por Lusa

Economia Banco Central Europeu

A informação foi avançada à agência Lusa por um membro da equipa de Mario Draghi, que referiu que, apesar de ter vindo a existir "alguma evolução nesta matéria", está agora previsto que "o relatório seja apresentado em setembro".

 

Em causa está o relatório que o ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) está a preparar sobre a competitividade europeia, cuja apresentação esteve inicialmente prevista para junho, depois para julho e agora só para setembro, após uma interrupção para férias nas instituições da União Europeia.

No seu discurso sobre o Estado da União, proferido em setembro passado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou um relatório sobre a competitividade europeia e falou num contexto "desafiante" para a indústria na UE.

Na altura, a responsável elencou "três grandes desafios económicos para a indústria" em 2024, entre os quais a "escassez de mão-de-obra e de competências, a inflação" e a necessidade de "facilitar a atividade das empresas", quando se regista um contido crescimento económico.

Por essa razão, Von der Leyen pediu ao ex-presidente do BCE, Mario Draghi, "uma das maiores mentes económicas da Europa, que preparasse um relatório sobre o futuro da competitividade europeia".

Já em abril passado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os relatórios económicos de Enrico Letta, apresentado para essa altura, e de Mario Draghi vão inspirar as diretrizes do próximo mandato do executivo comunitário.

Em conferência de imprensa após uma reunião do Conselho Europeu, Von der Leyen referiu que o relatório então apresentado aos líderes da UE pelo ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta sobre o mercado interno e o do também antigo chefe do Governo de Roma e ex-presidente do BCE Mario Draghi sobre competitividade "irão inspirar, certamente, as diretrizes que serão traçadas para o próximo mandato".

Antes, participando numa reunião informal dos ministros das Finanças da UE em fevereiro passado, Mario Draghi defendeu que a UE tem de investir "uma enorme quantidade de dinheiro público e privado" a curto prazo para competir face aos Estados Unidos e China.

De acordo com o responsável, "nos últimos anos, a ordem económica mundial sofreu profundas alterações", sendo que estas mudanças "têm várias consequências, uma das quais é clara, é necessário investir uma enorme quantidade de dinheiro num período de tempo relativamente curto na Europa".

"Não estou a falar apenas de dinheiro público, mas também de poupanças privadas, de mobilizar essas poupanças muito mais do que temos feito até agora", adiantou Mario Draghi.

Leia Também: BCE lança consulta sobre orientações de governação e cultura de risco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório