"Estamos num processo de integração do EuroBic e é essa a nossa prioridade no curto prazo", disse o presidente do banco na apresentação dos resultados do primeiro semestre quando questionado sobre novas aquisições.
O Abanca concluiu este mês a compra do EuroBic, um negócio que vai alavancar a presença do grupo espanhol em Portugal e que o torna no sétimo maior 'player' bancário na Península Ibérica.
Segundo Escotet, a compra do EuroBic completa "com sucesso um ciclo de operações" que atira o volume de negócios do grupo para acima de 128.000 milhões de euros.
Questionado sobre a possibilidade de reduzir o número de trabalhadores da rede, o presidente do grupo disse estar "otimista com o potencial" da equipa do banco adquirido "que vai complementar a equipa do Abanca".
O presidente executivo do Abanca, Francisco Botas, apontou que "o banco em Portugal representa 15% do volume de negócio" e saudou o "dinamismo muito relevante" no país.
O Abanca anunciou hoje que os seus resultados líquidos passaram de 277,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2023 para 412,0 milhões de euros no mesmo período deste ano, numa subida de 48,5%.
Escotet foi ainda questionado sobre o destino do dinheiro da aquisição, uma vez que os bens da principal acionista, Isabel dos Santos, foram arrestados por ordem da Justiça angolana.
"Dinheiro da compra está congelado até serem concluídos os processos judiciais em Portugal e Angola", explicou.
O grupo espanhol Abanca anunciou em 15 de novembro do ano passado, em comunicado, a compra da totalidade do EuroBic sem, contudo, divulgar o valor do negócio. O Jornal Económico noticiou que o valor da compra rondaria os 300 milhões de euros.
O Abanca comprou, em 2018, a rede de retalho do Deutsche Bank Portugal, pelo que até agora contava com aproximadamente 70 agências no território português.
Na sequência da investigação jornalística 'Luanda Leaks', em 2020, foi anunciado que a empresária Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do EuroBic, uma medida para "salvaguardar a confiança na instituição", referiu então o banco em comunicado. Desde então o Abanca andou em negociações para comprar o banco de origem angolana, mas o acordo só aconteceu no ano passado e foi agora concretizado.
O EuroBic (que em 2012 adquiriu parte do BPN) teve lucros de 104 milhões de euros em 2023, mais do dobro dos 40,3 milhões de euros de 2022.
O grupo espanhol Abanca (detido pelo milionário hispano-venezuelano Juan Carlos Escotet) teve lucros recorde de 711,3 milhões de euros em 2023, mais do triplo do que em 2022.
Leia Também: Lucros do Abanca sobem 48,5% até junho para 412 milhões